
Ecos de Ibsen e Tchekhov
Cerca Viva transcende a sua localização histórica, suscitando associações com um passado mais distante e com o presente. São características do texto devidamente valorizadas na montagem.

Musical panorâmico que não perde o foco
Esse musical de porte reduzido demonstra habilidade na articulação entre passado e presente, abrangência e definição, objetividade e uma dose de abstração.

Ato de revelação
A organicidade alcançada na encenação de André Paes Leme, refletida na integração entre as criações artísticas, contrasta com uma intencional artificialidade, evidenciada na determinação em descolar, em algum grau, o espectador da história, em lembrá-lo de seu lugar dentro de um acontecimento teatral que se assume como tal.

O teatro como escola de valores
Apresentadas no FIT/BH, Manifesto Transpofágico e Museu Nacional são realizações de tamanhos e naturezas distintas. No entanto, as duas encenações se encontram, mesmo que em graus variados, na adesão a um teatro que informa, instrui e ensina o espectador, orientação que vem norteando algumas produções nos últimos tempos.

Ao sabor do tempo
Com ecos longínquos de A Partilha, A Lista traz à tona uma Copacabana efervescente nas lembranças de uma personagem assombrada pelo desencanto com o presente.

Histórico e contemporâneo
A dramaturgia de As Cangaceiras – Guerreiras do Sertão, assinada por Newton Moreno, oscila entre o derramamento do melodrama e a concentração da tragédia. Como no melodrama, as personagens manifestam emoções pungentes em jornadas marcadas pelo sofrimento. São mães sacrificadas – uma em busca do filho de quem foi abruptamente separada após o parto, outra […]